domingo, 4 de julho de 2010

~ PDCA


Teve uma coisa muito bacana, e de certa forma, até bastante simples, que eu pude aprender enveredando por esses ramos de empreendedorismo. É o ciclo PDCA, o qual deve-se seguir para garantir que metas e objetivos traçados sejam atingidos. PDCA vem de Plan, Do, Check e Act, ou seja, Planejar, Fazer, Conferir e Agir. As duas primeiras fases são auto-explicativas: define-se o que e como se quer fazer, então, faz-se. A fase de Check serve para conferir se/quais os objetivos foram atingidos de forma bem sucedida, para então, tomarem-se medidas preventivas (evitar problemas) e/ou corretivas (solucionar problemas). A idéia de ciclo vem da teoria de Maslow, que afirma os seres humanos buscam sempre um estágio a mais de satisfação e, portanto, há sempre novas metas a se alcançarem. Todo esse texto didático, que nem deveria estar aqui, é só pra exprimir o quanto eu gosto de girar sequencialmente por esse ciclo com você, de planejar e fazer algo que nós gostamos e queremos, e depois verificar o saldo dessas ações para que outras sejam tomadas para que alcancemos sempre mais e mais. Vamos nos PDCAmar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário