Energia
[Do gr. enérgeia, pelo lat. energia.]
S. f.
1. Maneira como se exerce uma força.
2. Força moral; firmeza:
3. Vigor, força:
4. Filosofia: Segundo Aristóteles (v. aristotélico), o exercício mesmo da atividade, em oposição à potência da atividade e, pois, à forma.
5. Física: Propriedade de um sistema que lhe permite realizar trabalho. A energia pode ter várias formas transformáveis umas nas outras, e cada uma capaz de provocar fenômenos bem determinados e característicos nos sistemas físicos. Em todas as transformações de energia há completa conservação dela, i. e., a energia não pode ser criada, mas apenas transformada (primeiro princípio da termodinâmica). A massa de um corpo pode-se transformar em energia, e a energia sob forma radiante pode transformar-se em um corpúsculo com massa [símb.: E ].
Fonte: Aurélio
______________
Independente do conceito, eis que energia quando relacionada a nós é sinônimo de paixão. É motivação pra fazer do estático, dinâmico.
Se considerarmos as maneiras, não iríamos chegar ao final pois muitas são elas: cartas, telefonemas, mensagens, um beijo, um abraço, um olhar, um sorriso, uma lágrima, é um dengo ou uma provocação no tom de voz ou apenas um vocativo carinhoso.
Se falarmos de firmeza, bem sucintamente o que de mais firme temos é ele: o nosso amor e todos os sentimentos a ele atrelados. Pois é ele que põe essa roda pra girar, pra renovar compromissos, sentimentos e sensações, de maneira tal que se compararmos, rochedos quais forem serão maleáveis feito papel.
Se pensarmos no vigor, uma palavra é chave: insaciabilidade. Felizmente esse é o nosso único erro. Pois é tentando saciar a sede que perdemos mais líquidos. Eis aí águas de coco que insistem em encher rios e lagos, e extravasamentos múltiplos que não me deixam mentir. Aliando isso ao fato da determinação de ambos, manteremo-nos sempre nessa luta, seja pra 'perder' batalhas ou pra ganhar o mérito de dizer 'HA! Fui eu'.
Filosoficamente falando, exercer a mesma atividade pra nós, mesmo de maneiras inovadoras, acontece de maneira tão óbvia, que nem parece necessária energia. Mas, sim, é. Pois se assim acontece, só se pode concluir que temos imenso estoque, no qual déficit é uma palavra da qual nunca se ouve falar.
Por fim, quando se trata de Física, é importante salientar que dispomos de uma gama de tipos de energia: térmica, cinética, potencial, química, radiante e somos autodidatas em transformar umas nas outras provocando fenômenos bem determinados e estratégicos.
Somos assim corpos altamente energizados, massas que geram, a despeito das leis físicas, mais e mais energia.